quinta-feira, 1 de maio de 2014

Viva o Dia do Trabalhador! Viva!





Cachoeiro de Itapemirim, 1º de maio de 2014.
Querido estudante,
         Hoje é uma data muito importante para todos nós, é o dia do trabalhador. É ele quem faz o país crescer, se desenvolver, gera riquezas e a partir do trabalho que realiza cresce também como ser humano, através das relações que tem com as demais pessoas que convivem com ele.
         Em nossa escola temos muitos trabalhadores, que produzem, se esforçam, gastam sua energia e paciência para realizar sua função com a maior dedicação possível e, por isso, precisamos respeitar cada pessoa que trabalha lá, afinal tudo o que fazem é para você, caro estudante, que é a razão de nossa escola existir.
         E o que você, como estudante, deve fazer em troca de tanta dedicação?
Respeitar as pessoas que trabalham por você e também valorizá-las! Valorize a sua escola, que você paga tão alto para ter (através dos impostos que todos os brasileiros pagam, em tudo o que consomem, compram, esse dinheiro todo é que banca a educação pública). Todos nós pagamos pela educação das escolas municipais, estaduais e federais, portanto, cuide e valorize o que é seu.
Vamos saber mais sobre esta data? Como e porque foi instituída? Veja o quadro abaixo:
         O trabalho é algo abstrato sem a presença do agente trabalhador.
Dia do Trabalho pode ser tudo, pode ser qualquer coisa, ao mesmo tempo que é nada...mas Dia Internacional dos Trabalhadores nos remete a maio de 1886 quando nos EUA houve grandes manifestações pela redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.
Muitos manifestantes foram mortos. Muitos trabalhadores perderam a vida naqueles dias de maio.
A partir dali o 1º de maio ficou sendo em todo o mundo um dia de jornada de lutas pela redução da jornada de trabalho.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias
Por tradição de luta e em memória dos mortos e das conquistas, passa a data a ser comemorada por todos os trabalhadores do Mundo.
         Respeite a cozinheira que prepara aquela merenda gostosa para você, as serventes que deixam tudo limpinho para você estudar num ambiente agradável e organizado, não jogue lixo pelo pátio, na sua sala, existe a lixeira para isso; respeite também o vigia que cuida da segurança da nossa escola, os coordenadores de turno, as pedagogas, estagiários, secretárias, diretora e claro, suas professoras que fazem de tudo para ensinar a vocês!! Quando vê-los passando perto de você, cumprimente-os, dê um “Bom dia”, ”Boa tarde”, ”Boa noite” para mostrar a educação que você possui, tornar o clima mais leve.
         Com carinho,
Graciela Costa – Estagiária de Pedagogia


Veja os cliques dos nossos trabalhadores!