quinta-feira, 6 de março de 2014

Texto para Reflexão, do estudante Luciano Nascimento Macedo


Nossa escola valoriza a expressão de ideias de nossos estudantes e trabalhamos para desenvolver a cada dia mais o pensamento crítico.

Dessa forma, a  professora de Língua Portuguesa do 1º Ano, na modalidade EJA nos brinda com esse texto de seu aluno Luciano Nascimento Macedo, que nos traz várias reflexões pertinentes.

Boa leitura!!



Vida em uma sociedade Humanizada

            Seria bom se vivêssemos em uma sociedade humanizada, em que os valores não fossem tão distorcidos, na qual os homens pudessem ter algo próximo da tão desejada “utopia”.

            A sociedade atual em que vivemos, foge, quase que, por completo, a essa ordem. Somos prisioneiros de nós mesmos, em uma sociedade em condições desumanas, que deveria ser pelas leis dos homens e dos livros religiosos, bem diferente do que nos apresenta, nos dias atuais.

            A sociedade a qual deveríamos estar seria aquela em que o salário fosse justo e compensador a todos os indivíduos, em que a saúde fizesse valer o seu nome, em que políticos fossem exemplos de honestidade e trabalho sério e não de corrupção ativa. Em que a idade, um pouco mais avançada, não fosse sinônimo de desemprego.

            Enfim, a sociedade justa é aquela que deveria assemelhar-se ao bordão francês: “liberdade, igualdade e fraternidade”, ou seja, uma sociedade em que todos os homens tenham chances reais de felicidade, desenvolvimentos financeiros e conhecimentos intelectuais.

(Luciano Nascimento Macedo)

1º B - EJA